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Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

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Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por DexteR em Ter Nov 04, 2014 1:09 am

Numa escola com 1 200 alunos foi realizada uma
pesquisa sobre o conhecimento desses em duas línguas
estrangeiras, inglês e espanhol.
Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam
inglês, 500 falam espanhol e 300 não falam qualquer um
desses idiomas.


Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e
sabendo-se que ele não fala inglês, qual a probabilidade
de que esse aluno fale espanhol?


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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por DexteR em Ter Nov 04, 2014 1:35 am

A maneira mais fácil de resolver esse exercício é desenhando o diagrama de Venn como eu desenhei.


Não sabemos que quantos alunos tem na intersecção, mas sabemos que tem, porque é impossível em uma escola de 1200 alunos serem entrevistados 1400 alunos (500+600+300) haha...


Então o desenho fica assim, já arrumado:


Legenda>>


Vermelho = Espanhol
Azul = Inglês
Branco = Não falam nenhum dos dois idiomas


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Sabendo que tem uma intersecção precisamos descontar o valor de cada um dos membros, pois eles são dados em comum.


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Esse valor tem que ser igual a 1200


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Dai vamos ficar no final com essa distribuição


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Agora temos que pegar a quantidade de pessoas que não falam inglês, que será 300 que só falam espanhol e 300 que não falam nenhuma das duas línguas


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Agora temos 300 pessoas que falam espanhol


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Dai temos:


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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por Hulk em Ter Nov 04, 2014 2:09 am

onde você faz esses desenhos muito louco ?
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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por DexteR em Ter Nov 04, 2014 2:10 am

No Geogebra


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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por Hulk em Ter Nov 04, 2014 2:12 am

Que louco.
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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por DexteR em Ter Nov 04, 2014 2:13 am

Só que não é só "saber mexer" tem que saber geometria analítica pra fazer uma coisa bonita nele.


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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por Gabriel em Ter Nov 04, 2014 10:44 pm

Esse tipo de questão no ENEM ? 

Tem muitas assim ?


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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por DexteR em Ter Nov 04, 2014 10:44 pm

Não digo que muita, mas umas 2 questões, tem sim


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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por Gabriel em Ter Nov 04, 2014 11:10 pm

Hummm, e nesse nível ?


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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

Mensagem por DexteR em Ter Nov 04, 2014 11:25 pm

Sim sim ;D


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Re: Questão 155 - Caderno Amarelo (ENEM - 2013) - Sem Alternativas

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