Resolve aqui

Sejam bem vindos!

Não deixem de conferir nossa página no facebook.

https://www.facebook.com/resolveaqui

Att. DexteR

Pedimos que se cadastrem para que fique fácil o controle do tráfego de pessoas no fórum.

PS: Aos que forem alunos do Cursinho Popular Pirassununga, da USP, me encaminhem uma mensagem avisando, por favor.

Att. DexteR (Gabriel professor de Trigonometria)

Participe do fórum, é rápido e fácil

Resolve aqui

Sejam bem vindos!

Não deixem de conferir nossa página no facebook.

https://www.facebook.com/resolveaqui

Att. DexteR

Pedimos que se cadastrem para que fique fácil o controle do tráfego de pessoas no fórum.

PS: Aos que forem alunos do Cursinho Popular Pirassununga, da USP, me encaminhem uma mensagem avisando, por favor.

Att. DexteR (Gabriel professor de Trigonometria)

Resolve aqui

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Resolve aqui

Vida inteligente na internet.


Top dos mais postadores

DexteR (875)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
Gabriel (193)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
aluno de matematica (149)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
Mysterious Hooded Man (111)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
Helo (103)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
lucasmec1 (88)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
Hulk (61)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
Anna mary (52)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
paulo_194 (40)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 
carolinerigoni (40)
Razão entre as áreas dos círculos Bar_leftRazão entre as áreas dos círculos BarRazão entre as áreas dos círculos Bar_right 

Últimos assuntos

» Exercício de ondulatória Cabuloso, mas lindo de se fazer ;D
Razão entre as áreas dos círculos EmptyTer Jul 02, 2019 10:07 am por Jonas

» Quiimica/ ensino médio
Razão entre as áreas dos círculos EmptyDom Nov 25, 2018 6:54 pm por aluno de matematica

» equação/ quimica
Razão entre as áreas dos círculos EmptyDom Nov 25, 2018 6:50 pm por aluno de matematica

» Média Ponderada
Razão entre as áreas dos círculos EmptySeg Jul 16, 2018 9:50 pm por aluno de matematica

» Média Ponderada
Razão entre as áreas dos círculos EmptySeg Jul 16, 2018 9:44 pm por aluno de matematica

» Fisica I Energia
Razão entre as áreas dos círculos EmptyTer Nov 07, 2017 8:27 pm por NICOLEfulgoni

» Fisica I Energia
Razão entre as áreas dos círculos EmptyTer Nov 07, 2017 8:25 pm por NICOLEfulgoni

» energia potencial e conservação de energia
Razão entre as áreas dos círculos EmptyTer Nov 07, 2017 8:18 pm por NICOLEfulgoni

» energia potencial e conservação de energia
Razão entre as áreas dos círculos EmptyTer Nov 07, 2017 8:15 pm por NICOLEfulgoni

Editor de texto

---------
----
Símbolos úteis

C ~ ≈ ≠ ≡ ≠ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ƒ ↔ ∈ ∋ℝ ℕ ℕ* ℚ ℤ ℤ* ℤ+ ℤ- Ø ¢ | | ٧ ٨ ∧ ∨ ⊂ ⊃ ∆ ∇ ∩ Ո ∪ ○ f◦g − × ± ∓­ ÷ ⊕ • · ⊙ ⊗ ◈ 丄 ⊥ 丅 ㅜ √ ∛ ∜ ∑ ∏ ⊥ ⊿ → ↑ ↓ ↕ ← Շ ≮ ⌒ ≯ ≤ ≥ ∝ π ℮ אօ ∞ Å ■ | ∣ ∣ 4‾ ┴ ║ ij \ # № ∟ ∠ ℓ ♯ fˉ¹ ● ‰ ² ³ ¹ º ª ⁿ ⁴ ⁿˉ ༝ ⁿˉ¹ ∫ a ∝ ₁ ₂ ₃ ₄ ı ո ց ь հ զ ս օ ג ½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ $ £ ™ ₁օօ ∴ ∵ ∷ ㋵ α β γ δ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ ∂

2 participantes

    Razão entre as áreas dos círculos

    Gabriel
    Gabriel
    Muito bom
    Muito bom


    Mensagens : 193
    Reputação : 130
    Data de inscrição : 04/10/2014
    Idade : 24
    Localização : Vitória

    Razão entre as áreas dos círculos Empty Razão entre as áreas dos círculos

    Mensagem por Gabriel Sex Out 31, 2014 6:04 pm

    Pedi um amigo meu para me ajudar nessa questão:

    A razão entre as áreas dos círculos cujas circunferências então inscritas e circunscritas a um quadrado não depende lo lado desse quadrado. Essa razão sempre será:

    Resposta 1/2

    Ele me enviou uma foto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Eu não entendi e ele não me respondeu a uma semana. Então vim pedir ajuda no fórum.... (COMO SEMPRE  Razz )
    DexteR
    DexteR
    Admin


    Mensagens : 875
    Reputação : 708
    Data de inscrição : 03/08/2014
    Idade : 33
    Localização : São Paulo

    Razão entre as áreas dos círculos Empty Re: Razão entre as áreas dos círculos

    Mensagem por DexteR Sex Out 31, 2014 9:47 pm

    E venha sempre quando tiver dúvidas ;D... Tentarei ajudar-lhe o máximo possível, só de fim de semana, que as vezes eu não entro, mas durante a semana eu ajudo hehe, essa semana que está sendo meio corrido, tenho prova amanhã, tive prova ontem hehe e tenho prova segunda...


    É o seguinte, fazendo o mesmo desenho que seu amigo fez.


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Os dois círculos e o quadrado são concêntricos, isto é, tem o mesmo centro, dai podemos concluir que, o lado do quadrado, é o mesmo que o diâmetro do círculo pequeno, pois a circunferência interna tangencia os lados do quadrado, agora o quadrado toca 4 vezes na circunferência externa, isto é, a diagonal do quadrado é o equivalente ao diâmetro da circunferência externa, agora sabendo que o raio vale metade da diagonal, porquê não chamamos o lado de 2r ?! hehe é isso que seu amigo fez, e eu vou fazer também.


    Agora é simples


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    aplica Pitágoras que você encontrará a diagonal.


    agora esses valores, são os diâmetros das circunferências menor e maior, respectivamente, então vamos dividir por 2.


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



    Pronto agora é só calcular as áreas


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



    Agora ele quer a razão, é só fazer o seguinte:


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



    Substituindo


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



    "cortando" o r e o pi


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Gabriel
    Gabriel
    Muito bom
    Muito bom


    Mensagens : 193
    Reputação : 130
    Data de inscrição : 04/10/2014
    Idade : 24
    Localização : Vitória

    Razão entre as áreas dos círculos Empty Re: Razão entre as áreas dos círculos

    Mensagem por Gabriel Sex Out 31, 2014 11:55 pm

    Ótima explicação ! Obrigado Smile
    DexteR
    DexteR
    Admin


    Mensagens : 875
    Reputação : 708
    Data de inscrição : 03/08/2014
    Idade : 33
    Localização : São Paulo

    Razão entre as áreas dos círculos Empty Re: Razão entre as áreas dos círculos

    Mensagem por DexteR Sáb Nov 01, 2014 7:21 am

    De nada ;D

    Questão trancada ;D

    Conteúdo patrocinado


    Razão entre as áreas dos círculos Empty Re: Razão entre as áreas dos círculos

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 8:09 pm